Quantcast
Channel: CARAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

Óleo de noz-pecã faz bem à saúde: aprenda a usá-lo!

0
0

Mais do que ornamentar ceias de natal e irritar esquilos em desenhos animados, a noz-pecã é uma grande aliada de pratos saborosos e das deitas saudáveis, e não é apenas em forma de fruto que ela se torna aliada dos cozinheiros de plantão. Um estudo realizado pela Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, revelou que o consumo da noz-pecã pode diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer.

O levantamento analisou 16 homens e mulheres norte-americanos que comeram uma sequência de três dietas baseadas na noz-pecã: a primeira com o fruto natural, a segunda misturada à água, e a terceira neutralizada com outros elementos. Os resultados revelaram que, mesmo após três horas do consumo, a oxidação do colesterol ruim no sangue havia caído em cerca de um terço. Ponto para a noz-pecã.

Originária dos Estados Unidos, a noz-pecã já é produzida em larga escala no Brasil e conquistou bons resultados em sua última colheita em 2012, que acontece geralmente entre os meses de maio e junho. Mas para quem procura os benefícios do fruto que nem sempre são fáceis de encontrar no mercado, pode recorrer à alternativa de seu óleo, que possui as mesmas vitaminas e propriedades, além de incrementar receitas saborosas.

Como utilizar o óleo de noz-pecã

Rico em ômega 3 e vitamina E além de abundante em gordura monoinsaturada, o óleo de noz-pecã é geralmente utilizado na finalização de saladas, funcionando muitas vezes como o azeite. De aroma mais adocicado, o produto pode ser acrescentado em bolos além de realçar o sabor de alimentos mais leves, como peixes, enquanto frio.

Para receitas quentes, como em frutas flambadas, o óleo de noz-pecã pode ser aquecido apenas até os 180 °C. Seu sabor acentuado também pode ser utilizado no preparo de temperos para massas, sopas e carnes vermelhas. O produto tem indicação de consumo de duas colheres de sopa por dia.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622