Quantcast
Channel: CARAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

Tom Jobim

0
0

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, popularmente Tom Jobim, foi um compositor, pianista, cantor, maestro e violonista brasileiro. O carioca foi um dos criadores do conhecido movimento musical bossa nova, considerado pela revista Rolling Stone como o maior expoente da música brasileira de todos os tempos. 

Começou a carreira tocando piano em bares e boates de Copacabana e, com 29 anos, conheceu Vinícius de Moraes, amigo com quem orquestrou o marco inaugural da bossa nova juntamente com João Gilberto quase na década de 1960. Em 1963, compôs seu maior sucesso com Vinícius, a canção brasileira mais escutada no exterior até tempos atrás, Garota de Ipanema (o sucesso foi tamanho que Frank Sinatra, quando veio ao Brasil, cantou a melodia ao lado de Tom). Suas composições mesclavam o jazz e a cultura popular brasileira. Também já gravou um disco com Elis Regina. Em 1994, faleceu em Nova York, quando se recuperava de um câncer de bexiga nos Estados Unidos.

A ausência da figura paternal é apontada como a causa da profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico de Tom. Casado duas vezes, com Thereza Otero Hermanny e Ana Beatriz Lontra, teve quatro filhos. Paulo e Elizabeth, do primeiro casamento, e João Francisco e Maria Luiza, do segundo. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado por uma comissão influente – com nomes como Chico Buarque e Oscar Niemeyer– com o seu nome, em homenagem ao artista. Em 25 de janeiro de 2011, dia em que Tom Jobim completaria 84 anos, o Google alterou a imagem de sua página inicial também em prestígio ao grande músico.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622