O mix de estampas que é tendência de moda agora também está presente na decoração de ambientes. Misturar padronagens pode ser uma alternativa para quem quer trazer dinamismo e cor à casa. Mas, na hora de escolher, é preciso ter cuidado: o estilo das estampas têm que combinar. “É importante combinar as tonalidades escolhidas para cada peça que recebe uma estampa, que pode aparecer em móveis, almofadas, cortinas ou papéis de paredes, por exemplo”, explica Camila Klein, arquiteta.
Saiba como usar adesivos e papel de parede para renovar ambientes
Adesivos 3D para paredes são opções práticas para mudar a decoração. Confira!
A dica para não errar é mixar padronagens que sejam da mesma "família" de cores. "É possível misturar estampas que sejam monocromáticas com outras que tenham cores complementares, por exemplo", diz Kiko Sobrino, designer de interiores. Com uma base neutra, dá para mudar constantemente a decoração usando as cores da moda ou estampa animal em almofadas e xales de sofá. "É bom acompanhar as tendências de cor e usá-las para contrastar com as estampas de tons neutros”, afirma. A disposição de cores determina a harmonia da decoração. “Tem que tomar cuidado para uma estampa não roubar o espaço da outra”, diz Antonio Ferreira Junior, arquiteto.
E se as cores fortes e vibrantes estiverem reservadas aos móveis, o restante do ambiente pede padronagens suaves. “Ao utilizar mobília amarela, por exemplo, as estampas podem ter tonalidades lilás, berinjela, uva ou roxo, que é a sua cor completar”, sugere kiko Sobrino. As estampas texturizadas e com relevos, por sua vez, podem deixar a casa aconchegante. “As padronagens orgânicas trazem movimento ao ambiente que tem tons de cinza, branco e preto, e contrastam com móveis coloridos”, recomenda.
Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração