Quantcast
Channel: CARAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

A decoração da casa de um colecionador precisa ser planejada estrategicamente

0
0

A decoração da casa de um colecionador precisa ter a infraestrutura necessária para comportar - e valorizar! - as peças de sua coleção. As estantes, por exemplo, precisam ter nichos com boa visibilidade. A regra, aqui, é: o ambiente será organizado estrategicamente para que os objetos fiquem expostos. “A iluminação tem que focalizar as peças. Mas vale lembrar que a decoração precisa ter equilíbrio e harmonia”, afirma Edu Longo, arquiteto que assinou a Sala do Colecionador, na Casa Cor 2013.

Estantes e prateleiras ganham novas funções na decoração

Para planejar, é preciso escolher uma coleção, uma peça ou até mesmo uma característica específica para ressaltar. Independentemente da escolha, o ambiente tem que ter prateleiras e estantes vazadas. Assim, não há lugar para desorganização. A única recomendação é que os móveis estejam adequados ao tamanho da casa, não necessariamente da coleção. Tem que haver espaço para circulação.

A iluminação é outro item importante na decoração da casa de um colecionador. De forma indireta, ela vai focalizar o objeto e deixá-lo em evidência. E como a lâmpada vai ter contato direto com a coleção, precisa ser de um material que não danifique os objetos. “Quadros e peças de plástico estragam e perdem a cor original por causa do calor e da incidência da luz de algumas lâmpadas”, alerta o arquiteto. 

Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa

Coleções que incluem filmes, revistas ou livros devem ser muito bem organizadas para não poluir visualmente o ambiente. A alternativa, nesse caso, pode ser usar um quadro envidraçado. “A composição do ambiente depende do volume da coleção, que pode ser organizada por ordem alfabética, por ano de lançamento ou estilo, por exemplo”, sugere Longo.

Quando a coleção está inserida à decoração, a casa precisa de elementos que transmitam conforto. E nesse aspecto, as cores podem ajudar. É melhor optar por tons neutros: preto, branco e tons pastel. “Usar apenas um elemento de cor forte ajuda a dar personalidade ao espaço e, mesmo assim, a peça não confrontar diretamente com os objetos do colecionador”, avalia o arquiteto.  

Conheça técnicas e estratégias que ajudam a escolher as cores na decoração

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

Latest Images

Trending Articles





Latest Images