Em busca de novos sabores e receitas, Ana Luiza Trajano passou uma temporada de 20 dias com os índios da tribo Yawanawá, que vivem no Acre. De volta a São Paulo, a chef desenvolveu um menu baseado nos costumes e hábitos culinários da tribo, que tem em sua dieta mandioca, milho e peixes, por exemplo.
Receita de festa junina: aprenda a fazer cuscuz marroquino com pinhão e linguiça de cordeiro
As índias Marizete e Ana Luiza foram as responsáveis por apresentar os pratos típicos da tribo à Ana Luiza. Um deles foi o Wutã, que leva carne de paca e banana verde. “Experiências como essa mostram que existe possibilidade de fazer do simples algo primoroso e especial”, conta Ana Luiza, que diz ter ficado encantada com a criatividade dos membros da tribo.
O cardápio desenvolvido por Ana Luiza, com a ajuda da chef Ligia Tavares, será servido até outubro no restaurante “Brasil a Gosto”.
Suco verde: conheça os benefícios da bebida que faz parte do cardápio de Yasmin Brunet
Ficou com água na boca? Então aprenda a fazer um dos pratos que será servido no festival, o bolinho de banana com pirarucu desfiado!
BOLINHO DE BANANA COM PIRARUCU DESFIADO
GARDE MANGER
RENDIMENTO: 7 PORÇÕES (com 6 unidades)
INGREDIENTES
- 8 bananas-da-terra cozida
- 600g de mandioca cozida
- 25g de coentro picado
- 800g de pirarucu limpo
- 10g de sal temperado
- 80ml de azeite
- 10g de alho
- 800ml de óleo de fritura
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Na véspera do preparo, corte o pirarucu em cubos grandes e tempere com o sal condimentado. Deixe-o “descansar” de um dia para o outro para retirar o excesso de água do peixe. Feito isso, refogue-o no azeite com um pouco de alho e mexa algumas vezes para que o peixe desmanche e fique em lascas. Reserve.
A banana e a mandioca cozidas devem ser passadas pela peneira. Misture, então, a banana e a mandioca ao pirarucu refogado morno e ao coentro picado. Faça bolinhas de aproximadamente 30g e frite. Sirva com molho de pimenta e limão.
Serviço
Brasil a Gosto
Rua Prof. Azevedo Amaral, 70- São Paulo
3086-3565