Em suas últimas horas no posto de Sumo Pontífice da Igreja Católica, Bento XVI (85) se encontrou com os cardeais que vão escolher seu sucessor nesta quinta-feira, 28.
O Papa pediu a eles que “ajam como uma orquestra” que harmonize pelo bem da Igreja. “Estarei com vocês em oração”, declarou Bento XVI aos religiosos que escolherão o próximo papa.“Dentre vocês está o futuro papa, a quem eu prometo minha condicional reverência e obediência”, completou.
Ele deixou o Vaticano – lotado por uma multidão de fieis – em um helicóptero e seguiu para Castelgandolfo, onde se localiza a residência de verão do pontífice, onde irá ficar em retiro pelos próximos meses. Depois, ele deverá retornar a viver em um convento no Vaticano.
“Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós. Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida”, declarou o papa no Twitter pouco antes de entrar no helicóptero.
Já em Castelgandolfo, o futuro Papa Emérito falou à multidão.“Esse é um dia diferente. Ainda sou pontífice. Depois das 20h [horário local de Roma], não sou mais”, disse.