Quantcast
Channel: CARAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

Diagnóstico precoce do câncer de mama reduz muito o risco de morte

Previous Citações
0
0

O câncer de mama é, atualmente, o que mais atinge mulheres nos países desenvolvidos e uma doença cuja incidência vem aumentando em todo o planeta. No Brasil, o Ministério da Saúde projeta para este ano mais de 52000 novos casos. Existem diversos programas que orientam as mulheres a fazerem exames periódicos. Ainda assim, o índice de mortalidade é considerado muito alto. O câncer de mama é muito temido e, apesar de dispormos de melhor tecnologia e conhecimento técnico para o diagnóstico, de fazermos mais diagnósticos precoces, em nosso País essa ainda é uma doença que apresenta índices crescentes de mortalidade.

Nos Estados Unidos, apesar do alto número de casos esperado para 2013, cerca de 300000, a mortalidade dessa doença está diminuindo. É provável que seja devido a uma uniformização cultural, que faz com que
mulheres de diferentes regiões do país façam seus exames de forma mais regular e, por esse motivo, consigam descobrir a doença ainda em sua fase inicial, consequentemente com maiores possibilidades de cura.

No Brasil, mulheres que vivem nas maiores capitais têm as mesmas chances tanto de diagnóstico precoce quanto de cura que as mulheres de países mais desenvolvidos. Porém, nas cidades menores, afastadas dos grandes centros, a possibilidade de diagnóstico precoce ainda é um elemento de sorte, o diagnóstico é feito em estados avançados, as tecnologias estão desatualizadas e as possibilidades de cura são menores.

Nos maiores centros oncológicos instalados no Brasil, a qualidade do tratamento é comparável à encontrada no exterior. Recentemente, a Oncologia Rede D’Or fez um grande investimento em Oncologia, adquirindo equipamentos modernos e contratando profissionais altamente capacitados e com sólida experiência para oferecer à população um tratamento atual e eficiente. Várias ferramentas foram adicionadas, seja no diagnóstico, seja no tratamento, proporcionando um diagnóstico mais precoce e menos riscos de mutilação e efeitos colaterais.

Entre essas inovações podemos citar exames de diagnóstico que são capazes de identificar alterações mais discretas na imagem da mama. Cirurgias menos mutilantes, além de operações reparadoras mais eficazes. Novas drogas também estão disponíveis na quimioterapia para aumentar as possibilidades de cura e diminuir os efeitos colaterais.

Na radioterapia, tecnologias modernas com a utilização de aparelhos de última geração permitem que os especialistas identifiquem com precisão a área a ser tratada, administrem a radiação no local desejado, com mínimos efeitos colaterais e em menor tempo. 

Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro o maior centro de diagnóstico e tratamento de câncer de mama do Estado, dentro do Hospital Quinta D’Or, no bairro de São Cristóvão. O Centro de Oncologia Rede D’Or dispõe de uma grande equipe, composta por oncologistas clínicos, hematologistas, rádiooncologistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622