Quantcast
Channel: CARAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

Varanda multifuncional é tendência. Veja como decorar

0
0

Aconchego, conforto e funcionalidade são requisitos básicos para compor a decoração de uma varanda. A ideia é dar ao espaço o status de multifuncional, onde seja possível tanto relaxar como se divertir. Para isso, o mais importante é “entender o ambiente”, destaca a arquiteta Marília de Campos Veiga. A partir disso, iluminação, tapetes, abajures e objetos de decoração se unem para dar um toque de descontração e requinte à varanda.

As dimensões do terraço determinam os rumos da decoração. “É preciso verificar, por exemplo, se existe a possibilidade de fechar o espaço com um vidro. Se não houver, os móveis precisam ser resistentes ao sol e à chuva”, ressalta Marília. De qualquer forma, precisa haver uma forma de proteção, que pode ser feita com uma persiana ou cortina.

Ter uma porta de vidro é ainda mais importante se a varanda estiver integrada à sala, o que acontece, principalmente, quando o espaço é pequeno. “A porta protege contra barulho, frio e chuva. Mas, para ser prático, precisa ser um modelo de correr. “As portas que abrem para os lados não são eficientes”, ressalta a arquiteta.

Praticidade é essencial. Se o tamanho permitir, a varanda pode - e deve - ser usada para receber os amigos. Por isso, o ideal é que o espaço ofereça infraestrutura para cozinhar, como uma cozinha gourmet, e que os móveis sejam multifuncionais.

O dono da casa precisa se sentir bem na varanda. Por isso é importante que todos os objetos carreguem um toque de personalidade e, principalmente, favoreçam uma atmosfera aconchegante. “Use tapetes, cortinas, móveis bem posicionados e objetos decorativos”, diz a arquiteta.


 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622