Quantcast
Channel: CARAS
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622

Borgonha: o charme da região dos melhores vinhos da França

0
0

A região da Borgonha fica a duas horas e meia de Paris, na França, e é muito conhecida por suas vinícolas. E não poderia deixar de ser, já que lá estão alguns dos maiores produtores de vinho do mundo, como Nuit-Saint-George, Chablis, Pouilly-Fuissé e Romanée-Conti, e é o berço da uva pinot noir, que é a mais utilizada para produzir os vinhos tintos da região. 

Borgonha é uma região administrativa que engloba um conjunto de outras regiões, chamadas de departamentos. E sem dúvida, a mais rica delas é Côte d’Or, a maravilhosa “Costa do Ouro”. No sul, está localizada a Côtes de Nuits, onde são produzidos quase todos os Grand Crus (vinhos) da região.

As cidades mais conhecidas são Dijon - que não é tão interessante, pelo menos eu não achei - e Beaune - que é um charme! Semur-en-Auxois, Époisses, Saulieu, Aloxe-Corton e Nuit-Saint-George são cidades menores, mas também merecem ser visitadas. Em Saulieu, vale a pena visitar o restaurante Relais Bernard Loiseau, que tem três estrelas no Guia Michelin. E quando estiver em Aloxe-Corton, visite a Domaine Comte Senard para almoçar e degustar vinhos.

E por falar em comida, é importante lembrar que a gastronomia da Borgonha é tão prestigiada quanto seus vinhos. É de lá o boeuf bourguignon, uma espécie de “picadinho” de carne. 

Embora o transporte ferroviário seja bem desenvolvido, é melhor visitar as cidades - charmosíssimas - medievais e romanas da Borgonha a bordo de um carro, para parar em cada cantinho que achar interessante. Na sua próxima viagem à França - ou na primeira - recomendo que reserve três dias para conhecer os encantos da região.

Bon voyage!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3622